É a vez dO Estagiário: NHL by the numbers Pt.1

Sentimento de todos os amantes do Hockey, sim NHL sentimos a sua falta.

Sentimento de todos os amantes do Hockey, sim NHL sentimos a sua falta.

É A VEZ DO ESTAGIÁRIO: NHL BY THE NUMBERS PARTE 1.

(LEIA, COMENTE, CORNETE, COMPARTILHE!)

– Olá amigos do OVERTIME, Depois de uma sensacional temporada de NFL, voltamos a nossa programação normal, falaremos mais agora sobre as outras ligas americanas, e dessa vez para falar de NHL, e como passamos de ¼ de temporada, daremos início a 1° de 4 análises sobre a regular da maior liga de hockey do planeta usando as estatísticas e algumas curiosidades durante a temporada regular que devido ao Lockout só terá 48 jogos, então sem mais delongas vamos ver o que mais tem chamado a atenção nos primeiros 12/13 jogos (média))através dos números.

  • O QUE É ISSO GOLEIRÃO?? – Jimmy Howard (Detroit Red Wings) e Ryan Miller (Buffalo Sabres), foram os goleiros mais vazados até aqui, com 34 gols, e o interessante é que Miller já foi goleiro do USA TEAM anos atrás e ambos os times foram marcados neste mesmo período como times defensivos, e os Preds por incrível que pareça tem a melhor defesa. E o ídolo(só que não) dos Flyers, Ilya Brzygalov fica logo atrás com 31 gols tomados e é meu favorito para liderar essa estatística até o fim da temporada.
  • ESSE É MEU GOLEIRO! – Nesse início de temporada o nome que chama mais atenção entre as traves é com certeza o de Craig Anderson(Ottawa Senators) SEM CLUBISMO OK?.Mas o goleiro com a menor média de gols sofridos dentre todos da liga, com 1.453 é o experiente Roberto Luongo(Vancouver Canucks), que pode mostrar ao mundo e aos dirigentes dos Nucks que ainda pode ser importante aos 33 anos de idade.
  • PAREDÕES! – Anderson e Luongo também lideram outra estatística interessante, a porcentagem de defesas, o goleiro dos Sens tem a maior Percentage Save da liga, com (.9489), seguido de perto pelo Canadense dos Canucks com (.9429) e  coincidência são os melhores goleiros da liga até o presente momento, juntamente com Corey Crawford(Chicago Blackhawks).
  • HOMEM-GOL! – Se no futebol o Centro-Avante é sinônimo de artilheiro, na NHL não tem sido bem assim, ao menos nessa temporada, ainda que os Centers sejam os maiores responsáveis pelos gols de suas equipes, neste início de temporada dos 5 jogadores que marcaram mais gols, 3 são Wingers, e o artiheiro até aqui é o LW Thomas Vanek(Buffalo Sabres), o Austríaco marcou 11 em 13 partidas.
  • HISTÓRICO! – A vitória de 6 x 0 sobre os Canadiens fora de casa no dia 08/02/2013 é a maior goleada dos Maple Leafs em Montreal, neste que é historicamente falando o maior clássico da NHL. E vale ressaltar a grande campanha do time de Toronto até agora.
  • COM AÇÚCAR E COM AFETO! – Agora vamos falar daqueles que estão consagrando seus companheiros, quem dá as assistências para que os gols aconteçam, e se não tem Sidney Crosby(Pittsburgh Penguins) entre os goleadores até aqui, um dos maiores jogadores dos últimos anos com certeza irá liderar alguma estatística, e não por acaso ele lidera as Assists nesse ¼ de temporada, com 14 em 14 jogos, juntamente com talentosíssimo e ágil Martin St.Louis(Tampa Bay Lightning), que atingiu essa marca em menor número de jogos, apenas 12.
  • MAIOR PONTUADOR*(Verificar sistema de pontuação de Skaters no fim do post) – Mostrando que não basta ser goleador, tem que participar, Thomas Vanek (Buffalo Sabres) lidera a estatística até então com 23 pontos, em seguida jogadores fundamentais para suas equipes como Sidney Crosby(Pittsburgh Penguins) e Patrick Kane(Chicago Blackhawks) aparecem com 20 pontos.
  • APROVEITAMENTO MINUS-PLUS– Essa estatística independe da participação do skater nas jogadas de gol, essa estatística não determina a quantidade de pontos, apenas calcula o saldo de gols do time quando um determinado jogador está no gelo. Mas obviamente a atuação de determinado jogador nesses casos pode ser decisiva a favor ou contra, e quem lidera essa conta é um jogador que cada vez mais ganha os holofotes de seu time, Eric Staal(Carolina Hurricanes), com 12 MP
  • MAIOR NÚMERO DE GOLS MARCADOS COM FORÇA MÁXIMA(Even Strength Goals) – Eric Staal também lidera outra estatística interessante, que é a artilharia contando os gols marcados no 5 x 5, quando os times estão com todos seus jogadores no gelo, já são 7 em 13 jogos, alcançaram a mesma marca que Staal nesse período Marian Gaborik(NY Rangers) e Matt Frattin(Toronto Maple Leafs).
  • OPORTUNISTAS! – Marcar gols de Powerplay é algo vital para vencer jogos,(Abraço Washington Capitals!). E só para explicar bem rápido PP é quando o time adversário é punido com 2 minutos sem um ou mais jogadores,logo o time beneficiado tem a vantagem, e o jogador que melhor tem aproveitado essa situação é o LW James Neal(Pittsburgh Penguins) com 6 PP gols e é óbvio que ter Malkin e Crosby no time ajuda muito, principalmente nessas horas.
  • CLUUUUUUUTCH! – Ao falar de jogadores que marcam gols que decidem jogos na NHL, o fã desse esporte pode pensar logo em Alex Ovechkin(Washington Capitals), Daniel Sedin (Vancouver Canucks), Steven Stamkos(Tampa Bay Lightning), Pat Marleau(San Jose Sharks), Evgeni Malkin(Pittsburgh Penguins) ou Jonathan Toews(Chicago Blackhawks), mas até aqui ninguém marcou mais Game-Winning goals do que o rapaz que mais citado desse post, sim…. Eric Staal já deu a vitória para os Hurricanes 4 vezes nessa temporada, ta enjoado o irmão do Jordan hein?!
  • PRÊMIO KOBE BRYANT – Para o jogador que mais chutou a gol na temporada, o mais fominha de todos, honraria concedida a estrela russa Ovechkin em 5 temporadas seguidas e que só foi “roubada” na temporada passada pelo seu compatriota Malkin, mas tem gente na América que está com fome de bola, digo de puck, como queiram. A mais nova estrela de Minnesota, Zach Parise(Minnesota Wild), que é natural de Minneapolis,lançou o puck em direção ao gol adversário 68 vezes nesse primeiro quarto da temporada.
  • NO ALVO! – Uma das estatísticas mais polêmicas de qualquer esporte, o Field-Goal Percentage, leva o nome de Shooting Percentage no Hockey, e o jogador mais eficiente no gelo até aqui é o C Brad Marchand(Boston Bruins),que tem 43,8 S% de aproveitamento.
  • TIME MAIS EFICIENTE – É o CAROLINA HURRICANES, que com 34,9% dos chutes convertidos em gols, e o NASHVILLE PREDATORS é quem precisa melhorar esse aproveitamento se quiser ganhar a divisão Central, disparado a pior média da liga com 21,6%.
  • ATAQUES POSITIVOS E NEGATIVOS – TAMPA BAY LIGHTNING marcou mais gols do que qualquer outro time, já são 49 em 13 jogos, já os atuais campeões os LOS ANGELES KINGS, são o pior ataque com 25 gols apenas.
  • MURALHAS E PENEIRAS – Com tem sido de praxe nos últimos anos, o time de Boston tem tido na sua defesa uma de suas armas para chegar a SC, e dessa vez não é diferente, os BRUINS foram o time que menos sofreu gols até aqui, com 25, juntamente com o VANCOUVER CANUCKS, em contrapartida o WASHINGTON CAPITALS é o time que mais levou gols até aqui, 49 no total, o que ajuda a explicar a campanha ruim até o momento.
  • TIMES QUE MAIS PONTUARAM – Antes de qualquer coisa, vamos explicar como funciona o sistema de pontos por equipe e como ele influencia na classificação dos times da NHL

– ENTENDENDO O TEAM POINT SYSTEM:

O Sistema de pontuação dos times é importante em casos de desempate, conforme esqueci de citar no OT 95 e por isso já me retrato explicando como funciona. Os campeões de divisão já estão automaticamente classificados (Mesmo que ele tenha menos vitórias que por exemplo um segundo colocado de outra divisão), então já teremos 3 das 8 vagas da conferência preenchidas, caso dois ou mais pontos estejam empatados em pontos, a classificação é definida da seguinte forma em ordem decrescente : Porcentagem maior de pontos em menor número de jogos, maior número de vitórias sem a disputa do Shootout, e maior número de pontos ganhos em jogos disputados pelas equipes que estão empatadas. E por tudo isso o sistema de pontos define quem ficará a frente, quando há a necessidade e essa estatística é construída da seguinte forma:

# Vitória no tempo normal = 2 pontos

# Derrota no tempo normal = 0 pontos

#Vitória na prorrogação (Overtime) = 2 pontos

#Derrota na prorrogação (Overtime) = 1 ponto

#Vitória no Shootout(espécie de cobrança de pênaltis do hockey)= 2 pontos

#Derrota no Shootout = 1 Ponto.

– Logo, o Chicago Blackhawks, 1°  tem a melhor campanha da liga tem 11vitórias, nenhuma derrota no tempo normal e 3 derrotas no OT, o que lhe dão 25 pontos, melhor marca da liga nesse quesito, mas o Pittsburgh Penguins, que tem a segunda melhor marca da liga, com 20 pontos, sendo 10 vitórias no tempo normal e 5 derrotas é apenas o 4° Colocado da conferência, pois Montreal Canadiens com 19 e Carolina Hurricanes com 17, estão a frente por serem líderes de suas divisões.

*Explicando o sistema de pontuação dos jogadores de Hockey:

  • +1 ponto para cada gol marcado
  • +1 ponto para cada assistência
  • 1 ponto para os jogadores do time que fez o gol e que estão no gelo no momento em que isso acontece;quando os dois times estão com força máxima(todos os jogadores no gelo)
  • – 1 ponto para os jogadores do time que levou o gol e que estão no gelo no momento em que isso acontece; quando os dois times estão com força máxima (todos os jogadores no gelo)
  • +1 ponto para os jogadores do time que fez um short-handed goal(é quando o time que marcou o gol está com menos jogadores que o adversário devido a alguma penalidade) e que estão no gelo no momento em que isso acontece.
  • – 1 ponto para os jogadores do time que tomou um short-handed goal e que estão no gelo no momento em que isso acontece.

– E PARA TERMINAR, MAIS MARCAS HISTÓRICAS….

  • GOSTE OU NÃO, O CARA É UMA LENDA – Sidney Crosby(Pittsburgh Penguins) é certamente um dos maiores jogadores da história e um dos mais odiados também, mas ninguém duvida de seu talento, ele foi nada mais nada menos que o 5° jogador a atingir mais rapidamente a marca de 400 assistências na carreira, as 2 assistências na vitória contra os Sens foram suficientes para atingir a marca no seu 448° jogo, e entra para o seleto hall de jogadores a atingir tal feito que tem como líderes nada mais nada menos que Mario Lemieux em 2° 400 assts em 353 jogos e o maior de todos os tempos, Wayne Gretzky em 1° que alcançou a marca com 290 jogos apenas.
  • ÍDOLO! – Henrik Sedin, astro sueco dos Canucks, tornou-se o maior pontuador da história do time de Vancouver, com 757 Pontos, sendo 171 gols e 586 assistências, deixando para trás nada mais nada menos que Markus Naslund, que tinha 756 pontos, seu irmão Daniel Sedin deve ultrapassar essa marca em breve também.
  • SÓ PARA ENCERRAR – ATÉ O PRESENTE MOMENTO-> Pior Ataque : Nashville Predators; Pior Defesa: Flórida Panthers; Melhor Ataque: Tampa Bay Lightning; Melhor Defesa: Nashville Predators

– E POR HOJE É ISSO AMIGOS, EM BREVE VOLTAREMOS COM 2° PARTE NO MEIO DA TEMPORADA, ESPERO QUE TENHAM GOSTADO, A NHL ESTÁ INCENDIANDO O GELO, ENTÃO NÃO FIQUE FORA DESSA, NÃO HÁ COMO RESISTIR AS BATALHAS ÉPICAS DO HOCKEY, GRANDE ABRAÇO E ATÉ MAIS.